sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Funções da Linguagem

A linguagem é o nosso meio de comunicação mais presente em nosso meio.Portanto,esta assume várias funções atribuidas ao contexto em que se insere.Entre as quais se destacam:






Função referencial ou denotativa
Neste tipo de discurso o emissor centra a sua mensagem de forma predominante sobre quem a mensagem se destina. Estes discursos são caracterizados pela objetividade, neutralidade e imparcialidade do emissor. Um exemplo deste discurso são as notícias jornalísticas, as informações técnicas e científicas.
Exemplo:A dengue se alastrou por toda à cidade do Rio de Janeiro.



Função emotiva ou expressiva
Neste tipo de discursos o que predomina é a atitude do emissor, seus sentimentos e emoções perante o referente (a quem a mensagem se destina), produzindo uma apreciação subjetiva. Trata-se de discursos marcados pela adjetivação e interjeições. Ocorre quando o fator mais importante é o próprio eu. A poesia lírica exemplifica este tipo de discurso.
Exemplo: "Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá…"(Gonçalves Dias)



Função conativa ou apelativa
Trata-se de um tipo de discurso onde o emissor procura influenciar, seduzir, convencer ou persuadir o receptor provocando nele uma reação. É caracterizada pelos recursos apelativos como: o uso do vocativo, do imperativo e da interrogação. Dois exemplos deste tipo de discurso são a propaganda política e a publicidade.
Exemplo: "Use camisinha!! Previna- se.



Função Metalingüística
Essa função tem por finalidade definir o sentido dos sinais que podem ser compreendidos pelo receptor. Usa a linguagem para falar dela mesma. É a palavra comentando a palavra, o cinema falando do cinema, a pintura expressando a pintura. Estas funções raramente surgem isoladas, em geral aparecem combinadas. A sua predominância é que caracteriza o tipo de discurso.
Exemplo: Frase é qualquer enunciado lingüístico com sentido acabado.



Função Fática
A função fática tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação ou testar o canal. Entendeu? A pergunta “entendeu?” é um bom exemplo de função fática.
Exemplo: Alô mainha! Estou em casa, ok ? Você me ouve ? Alô !!



Função Poética
É a linguagem presente nas obras literárias de poesia, entre outras. As palavras e suas combinações são valorizadas. Não se deixe confundir; e mbora seja mais comum em poesia, essa função pode aparecer em qualquer tipo de mensagem lingüística, como letras de músicas, textos de propaganda, entre outros.



Nos quadrinhos acima, Calvin escreve suas memórias utilizando algumas funções da linguagem. Levando-se em conta que a função metalingüística esclarece o próprio texto, a fática dá início à mensagem, a referencial apresenta os fatos, a conativa expressa um apelo e a emotiva traduz sentimentos.


Emissor fala, receptor ouve ;D


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Frase - Oração - Período

Orações subordinadas

Orações subordinadas substantivas
(clique nas imagems para amplia-las)

Orações subordinadas adjetivas
Orações subordinadas adverbiais

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dicas para o vestibular


A sintaxe é o ramo da linguística que estuda os processos generativos ou combinatórios das frases das línguas naturais, tendo em vista especificar a sua estrutura interna e funcionamento. Os primeiros passos da tradição européia no estudo da sintaxe foram dados pelos antigos gregos, começando com Aristóteles, que foi o primeiro a dividir a frase em sujeitos e predicados. Um segundo contributo fundamental deve-se a Frege que critica a análise aristotélica , propondo uma divisão da frase em função e argumento. Deste trabalho fundador, deriva toda a lógica formal conteporênea , bem como a sintaxe formal. No século XIX a filologia dedicou-se sobretudo à investigação nas áreas da fonologia e morfologia, não tendo reconhecido o contributo fundamental de Frege , que só em meados do século XX foi verdadeiramente apreciado.
Funções Sintáticas
Há várias funções sintáticas . Algumas delas podem ser vistas abaixo:

Coordenadas

' A canção das Coordenadas' , se liga no som ;D

Coordenadas - Parte 1

Coordenadas - Parte 2

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Papo sobre Ortografia



Figuras de Linguagem

São recursos usados, para realçar e dar maior expressividade as palavras permitindo emprega-las num sentido diferente do convencional.
Há várias figuras de linguagem, iremos estudar algumas, sendo elas: Comparação, Metáfora, Antítese, Prosopopéia, Metonímia, Eufenísmo, Hipérbato, Hipérbole, e Pleonasmo.

Comparação : São figuras que usamos para comparar duas coisas por suas qualidades, geralmente usamos a conjunção ‘Como’. Ex.: Ele é forte como um touro.


Metáfora: É uma figura que consiste em dizer que uma coisa é outra porque há semelhanças entre elas. Ex.: Seus olhos eram duas esmeraldas.

Metonímia: Ocorre quando se substitui um termo por outro porque existe certa relação entre eles. Ex.: Ele vive do suor de seu trabalho.


Antítese: Figura que expressa o confronto de idéias opostas. Ex.: Céu, Inferno, tudo se mistura naquela terra.

Eufemismo: Forma de suavizar expressões chocantes.
Ex.: Ele faltou com a verdade. ( em vez de dizer: Ele mentiu.)

Prosopopéia: É o mesmo que atribuir qualidades animadas ou racionais a seres inanimados ou irracionais.
Ex.: Aquela casa me sufoca.
- Ser inanimado.

Hipérbato: É uma inversão da ordem direta dos termos da oração.
Ex.: Fica decretado que agora vale a verdade. Fica decretado que a verdade vale agora.
Hipérbole: Exprime uma idéia de forma exagerada.
Ex.: Já repeti um milhão de vezes a mesma coisa.
Pleonasmo: É a repetição de um termo para reforço ou realce de uma idéia. Ex.: Sonhava aquele sonho todas as horas, todos os momentos do dia.

Obs.: Existe o chamado pleonasmo vicioso, um uso desnecessário.
Ex.: Subir para cima. Descer para baixo.




Olá pessoal !


Sejam bem vindos ao Gramática Interativa .

Somos uma turma do colégio CIOMF de Itabuna-BA , o famoso 3ºV2 hehehhe

Temos como objetivo, estudar alguns assuntos da gramática de uma forma diferente.... ( suspense) hahaha
A nossa fonte será a nossa criatividade. Através dela, criaremos métodos didáticos para um melhor entendimento de você leitor, utilizando vídeos criados por nos, imagens ilustrativas, textos, visando despertar um interesse especial em você, de uma forma que você não olhe esse blog como ' mais um blog falando de gramática ', e sim um blog diferente, que utiliza de inúmeros recursos para poder deixar a gramática mais descontraída, mais fácil de ser entendida e aproveitada.



Um abraço a todos, e fiquem ligados nas postagems!