
Função referencial ou denotativa
Neste tipo de discurso o emissor centra a sua mensagem de forma predominante sobre quem a mensagem se destina. Estes discursos são caracterizados pela objetividade, neutralidade e imparcialidade do emissor. Um exemplo deste discurso são as notícias jornalísticas, as informações técnicas e científicas.
Exemplo:A dengue se alastrou por toda à cidade do Rio de Janeiro.
Função emotiva ou expressiva
Neste tipo de discursos o que predomina é a atitude do emissor, seus sentimentos e emoções perante o referente (a quem a mensagem se destina), produzindo uma apreciação subjetiva. Trata-se de discursos marcados pela adjetivação e interjeições. Ocorre quando o fator mais importante é o próprio eu. A poesia lírica exemplifica este tipo de discurso.
Exemplo: "Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá…"(Gonçalves Dias)
Função conativa ou apelativa
Trata-se de um tipo de discurso onde o emissor procura influenciar, seduzir, convencer ou persuadir o receptor provocando nele uma reação. É caracterizada pelos recursos apelativos como: o uso do vocativo, do imperativo e da interrogação. Dois exemplos deste tipo de discurso são a propaganda política e a publicidade.
Exemplo: "Use camisinha!! Previna- se.
Função Metalingüística
Essa função tem por finalidade definir o sentido dos sinais que podem ser compreendidos pelo receptor. Usa a linguagem para falar dela mesma. É a palavra comentando a palavra, o cinema falando do cinema, a pintura expressando a pintura. Estas funções raramente surgem isoladas, em geral aparecem combinadas. A sua predominância é que caracteriza o tipo de discurso.
Exemplo: Frase é qualquer enunciado lingüístico com sentido acabado.
Função Fática
A função fática tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação ou testar o canal. Entendeu? A pergunta “entendeu?” é um bom exemplo de função fática.
Exemplo: Alô mainha! Estou em casa, ok ? Você me ouve ? Alô !!
Função Poética
É a linguagem presente nas obras literárias de poesia, entre outras. As palavras e suas combinações são valorizadas. Não se deixe confundir; e mbora seja mais comum em poesia, essa função pode aparecer em qualquer tipo de mensagem lingüística, como letras de músicas, textos de propaganda, entre outros.
Nos quadrinhos acima, Calvin escreve suas memórias utilizando algumas funções da linguagem. Levando-se em conta que a função metalingüística esclarece o próprio texto, a fática dá início à mensagem, a referencial apresenta os fatos, a conativa expressa um apelo e a emotiva traduz sentimentos.
Emissor fala, receptor ouve ;D
Nenhum comentário:
Postar um comentário